domingo, 11 de setembro de 2011

PREPARAÇÃO LEVE PARA MOTOR 4 CILINDROS



Uma receita para deixar o Motor 4 do Opala mais ageis e aumentar sua potência sem que seja necessário grande gasto financeiro.

Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.
Coletor 4x2 Opala, Valor médio no ML, R$ 360,00

Coletor de Escape

Uma peça tão mal projetada que quando expele gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
Um coletor 4x2 alivia muito o motor, é como tirar a coleira de um pitbull com fome.
Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado aqui é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. Sem contar que dá outro som no motor.
Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
Kit KS pistões + aneis + pinos, valor médio R$ 350,00 (novo)
Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, orginalmente usados nos opalas a alcool.

Com os Pistões Retos a compressão passa para 9,0:1/9,5:1"

Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Salvo o engano, o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões (mas pode-se retificar o bloco todo) já se ganhou alguns cavalos pro 151.

Segundo passo

não muito importante, mas pode ajudar, é o Polimento dos Dutos de Admissão e Escape, você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.
O Coletor do Opala 4cc não é ruim, bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação.
Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

Ignição Eletrônica

Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
kit ignição eletrônica opala 4, preço médio R$ 250,00 (novo) Veja lista

Bobina do Gol MI

Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata.
bobina do Gol MI, preço médio R$ 99,00 (nova) Veja lista

Bobinas MSD

Caso queira gastar um pouco mais pode-se usar uma MSD.
bobinas MSD, preço médio R$ 250,00 (nova) Veja lista

Velas

pode utilizar as normais “NKG”. Nada de especial. Valor médio R$ 7,00 (cada)

Cabos de Velas

Cabos de 8.8mm se só encontrar carissimos, use de 8.0mm. Valor médio R$ 80,00 (jogo novo)
É importante ressaltar quê:No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim de 0.10 pra 0.20, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
Depois de tudo isso, é necessário uma Bomba de óleo nova (R$ 90,00).
Bomba d’água também (R$ 70,00), se estiver muito ruim , deve se medir a distância das aletas até o corpo da bomba.

Um segredo descoberto há poucos dias, foi substituir a famosa “Gaxeta” por um retentor da Fel-Pro – importado – que não é bem um retentor, é uma borracha que vai no lugar da gaxeta. Este retentor importado evita que o carro fique babando óleo sem parar. O preço é salgado, mas nisso já se ganha uns 2cv, pois as gaxetas travam demais o motor.
Valor médio R$ 90,00

Ventilação do Radiador

Este sistema ganha 2cv, com certeza é a inclusão de uma Ventoinha Elétrica.
Câmbio e Diferencial não foram trocados nesta receita e mesmo assim houve se um ganho enorme de potência com simples mudanças e que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Epsecializadas.

Matéria retirada do site opalass.com.br

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito obrigado!!!

Unknown disse...

gostei do seu artigo parabens chegou a medir o ganho total de potencia?

Unknown disse...

Obrigado foi de grande ajuda tenho 4c e quero mexer de leve . valeu

Unknown disse...

Obrigado pela ajuda foi bem obigetivo

Unknown disse...

Foi direto ao ponto sem rodeios e com preço médio de tudo 👏👏👏👏

ederbrito disse...

Excelentes ideias. Pode me enviar um link do Fel-Pro ? Grato

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